Caminhada no dia nacional da luta contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes

GEDC0623Sábado dia 18 de maio, é o dia Nacional de Luta contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. Em nossa cidade foi realizada uma caminhada envolvendo as escolas Francisco Figueiredo de Paula Pessoa, José Parente Prado, Escola Moésio Loiola de Melo Júnior, Escola Elza Goersch e Colégio Santos.

A Secretária Guida Prado acompanhou de perto a movimentação e afirmou ser um compromisso de sua pasta o combate a este ato de covardia com nossas crianças e adolescentes.

A Violência Sexual é uma violação dos direitos sexuais, porque abusa e/ou explora do corpo e da sexualidade, seja pela força ou outra forma de coerção, ao envolver crianças e adolescentes em atividades sexuais impróprias à sua idade cronológica, ou ao seu desenvolvimento físico, psicológico e social.

O Abuso Sexual é quando a criança ou adolescente é obrigado ou seduzido a favorecer os desejos sexuais do agressor que tem, portanto, uma relação de poder sobre a vítima. Geralmente acontece dentro de casa, na comunidade, ou seja, pode manifestar-se em qualquer ambiente em que a criança ou adolescente vivem, sendo, portanto, mais difícil de revelar.

A Exploração Sexual caracteriza-se pela utilização sexual de crianças e adolescentes com a intenção do lucro ou troca, seja financeiro ou de qualquer outra espécie. A exploração sexual ocorre de quatro formas: em redes de prostituição, pornografia, redes de tráfego e turismo sexual.

Este evento teve a realização do CREAS – Centro de Referência Especializado da Assistência Social e o apoio do Conselho Municipal dos Direito da Criança e do Adolescente, do Conselho Tutelar do município, da Secretaria de Ação Social e da Prefeitura Municipal de Forquilha.