Convite

10433131_835935306467520_7290166493359469344_nTutoria

A Tutoria é uma metodologia de formação que pode ser oferecida para o professor na sua prática de sala de aula, e/ou para as lideranças responsáveis pela gestão pedagógica da escola, durante o desempenho de suas funções. No cotidiano da escola, o tutor – geralmente um profissional mais experiente –  reconhece e valoriza as competências do tutorado para, assim, desencadear o processo de aprendizagem e agregar novos conhecimentos, de caráter prático e modelar ao contexto em que está atuando.

Histórico

O programa Tutoria da Fundação Itaú Social é um dos resultados do projeto-piloto Excelência em Gestão Educacional, realizado em parceria com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo com o objetivo de desenvolver metodologias de gestão e supervisão do trabalho pedagógico que fortaleçam o compromisso da direção, coordenação, corpo docente e das famílias dos alunos.

O projeto-piloto Excelência em Gestão Educacional se desenvolveu entre os anos 2009 e 2011 e foi realizado em dez escolas pertencentes à Diretoria de Ensino Leste 3 da rede estadual paulista. Inspirado na Reforma Educacional de Nova York, que obteve avanços nos indicadores de aprendizagem, foi construído a partir de estratégias do governo americano mas que poderiam ser adaptadas ao contexto brasileiro.

Foram selecionados dois eixos de ação: o envolvimento dos pais nos esforços de melhoria da aprendizagem e o acompanhamento e apoio ao professor em sala de aula.  Nessa segunda abordagem, o relacionamento com os docentes se dá por meio da metodologia de instructional coaching, que consiste no suporte técnico –  individual e coletivo – aos professores de Português e Matemática e aos professores coordenadores, envolvidos na gestão pedagógica das escolas.

Atualmente, esses eixos foram separados em dois programas com frentes diferentes de atuação estratégica dentro da área de Gestão Educacional da Fundação Itaú Social: o programa Coordenadores de Pais, no bojo da aproximação da família com a escola e o programa Tutoria, para suporte e acompanhamento dos professores, coordenadores e demais profissionais envolvidos nos processos educacionais.