Videos
Chamada XV Festival de Quadrilha de Forquilha

Chamada XV Festival de Qu...
O Prefeito Gerlásio Play convida a toda população forquilhense e da região para participar do XV Fes...
BOCA JUNIOR É CAMPEÃO DO CAMPEONATO FORQUILHENSE DE FUTSAL 2017

BOCA JUNIOR É CAMPEÃO DO ...
Em uma noite historia no futsal forquilhense, mais de 3 mil pessoas acompanharam a decisão do Campeo...
Forquilha recebe o Prêmio Escola Nota 10

Forquilha recebe o Prêmio...
A Prefeitura Municipal de Forquilha, através da Secretaria Municipal da Educação participaram de mai...
Estão Abertas as matrículas para o EJA - Educação de Jovens e Adultos

Estão Abertas as matrícul...
Quem não concluiu os estudos, tem agora uma nova chance através do projeto EJA (Educação para Jovens...
Convite - Semana do Meio Ambiente

Convite - Semana do Meio ...
A Prefeitura de Forquilha, Através da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Pesca con...
Novidades

CRAS em parceria com a prefeitura realiza ações voltadas á melhoria da qualidade de vida dos cidadãos

Publicado por Fabiano Rodrigues em 23/03/2017 -

 

A prefeitura Municipal de Forquilha, por meio do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) vem realizando serviços e atividades direcionados à melhoria da qualidade de vida do cidadão forquilhense, os serviços ofertados são voltados para o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.
A coordenadora do CRAS, Cleidiane Teófilo, destacou o papel de estimulo a autoestima feito pelo centro de referência.  “Aqui nós trabalhamos essas atividades diariamente o serviço de fortalecimento de vínculos, com crianças, adolescentes e idosos”, destacou.
As ações direcionadas à centralidade na família e para com a garantia de direitos ligados as necessidades dos cidadãos.Exemplo disso são grupos de Artesanato, Terceira Idade entre outros.
“O CRAS e conhecido como casa da família, então tudo que a família precisa de acompanhamento, de orientação de apoio, para fortalece esse vinculo da família é aqui no CRAS, estamos a disposição da população forquilhense”, disse a Psicólogo Lina Carolina.
“As vezes estou estressada, com os meus problemas do dia a dia, e quando chego aqui no CRAS começo conversa com as demais amigas e acabo esquecendo esses problemas”, disse a dona de casa Joana Pereira.

 

47fa785d-142e-4f7a-bdac-4214e1d3fa15

Grupos de idosos do SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Idosos)

76428258-0f31-44ad-bbb2-2bc463fd4da9

Secretaria  Cleunia Prado,comemorando os aniversariantes do grupo de idosos do CRAS

23e00733-d616-48f7-9303-fa02e83affa1

Reuniões  do Programa Bolsa Família

_DSC0002

Grupos de Mulheres do PAIF

Serviços ofertados à Família

Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF: destinado à famílias em vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privação ou fragilização de vínculos afetivos. Visa fortalecer a função protetiva da família, contribuindo na melhoria da sua qualidade de vida, prevenir a ruptura dos vínculos familiares e comunitários e promover acessos a benefícios, programas de transferência de renda e serviços socioassistenciais, bem como aos demais serviços setoriais.
Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos: para crianças e adolescentes, jovens e pessoas idosas.
Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosos: visa a garantia de direitos e o desenvolvimento da autonomia das pessoas com deficiência e/ou pessoas idosas, a partir de suas necessidades e potencialidades individuais e sociais, prevenindo situações de risco, a exclusão e o isolamento.

06052565-193a-4d38-b480-979b8d48230c

Ações do CRAS
Cadastro Único: registro de informações que serve como referência para a participação em programas sociais de concessão de benefícios, tais como: Programa Bolsa Família, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI, Tarifa Social – Energia Elétrica, Carteira do Idoso – Transporte Interestadual. Atendimento Familiar: acolhida/recepção das famílias, entrevistas e estudo social; visitas domiciliares; orientação e concessão de benefícios eventuais; busca ativa das famílias prioritárias; encaminhamentos para a rede socioassistencial e demais políticas públicas.
Acompanhamento Familiar: acompanhamento das famílias prioritárias – famílias em situação de extrema pobreza, famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, famílias com membros beneficiários do BPC, entre outras.

Oficinas com Famílias: realização de encontros previamente organizados, com objetivos de curto prazo a serem atingidos com um conjunto de famílias, tem por intuito suscitar reflexão sobre um tema de interesse das famílias.Ações Comunitárias: ações de caráter coletivo como palestras, campanhas e eventos comutários, voltadas para a dinamização das relações no território. Com objetivo de promover a comunicação comunitária, a mobilização social e o protagonismo da comunidade; fortalecer os vínculos entre as diversas famílias do território, desenvolver a sociabilidade, o sentimento de coletividade e a organização comunitária.

Articulação e Fortalecimento da Rede Local: consiste no estabelecimento de contatos, fluxos de informações e encaminhamentos entre o CRAS e as demais unidades locais.Ações de Mobilização para o Mundo do Trabalho: Programa FAS Aprendiz, Programa Mobiliza e encaminhamentos para orientação e qualificação profissional e para o mercado de trabalho.