Forquilha inicia campanha contra o trabalho infantil

trabalho-infantilDia 12 de junho, é lembrado pelo dia do combate ao trabalho infantil e nossa cidade esteve realizando diversos movimentos para conscientizar a população desta triste realidades para nossos “pequenos”. O trabalho infantil É qualquer trabalho exercido por criança e adolescente menores de 14 anos, exceto na condição de aprendiz, e é proibido por lei. Dessa forma, o adolescente a partir dos 14 anos pode exercer a função de aprendiz, cujo objetivo é facilitar a formação técnico-profissional de adolescentes e devem atender a uma série de condições específicas, de modo a garantir que esse trabalho não prejudique o cotidiano e a vida escolar do jovem, entre outros.

Fica porém, o grande questionamento, as crianças que  ajudam em casa estão em condições de Trabalho Infantil? Será Trabalho Infantil, se os afazeres domésticos estiverem impedindo-a de realizar as demais atividades importantes de seu dia-a-dia – como ir à escola, brincar, participar de atividades culturais e se trouxer algum prejuízo a sua vida. A exploração comercial também é entendida como trabalho infantil. Isso é ainda mais comum quando uma criança de uma família sem condições financeiras de garantir seu sustento é convidada a morar com uma família mais favorecida em troca da ajuda com esses serviços. É o chamado trabalho infantil doméstico, e os hábitos culturais de nossa sociedade acabam por até incentivar a prática. Lembrando que comprar balas de uma criança no farol, é promover o trabalho infantil. Em Forquilha é fácil denunciar este abuso, basta procurar o Conselho Tutelar – (88) 3619-1610, CRAS – Rua 1° de maio, Bairro Edmundo Rodrigues. Tel: (88) 3619-1690, CREAS – Rua Tenente Vicente Cesário, Bairro Edmundo Rodrigues. Tel: (88) 3619 – 1468, CMDCA – Conselho Municipal de Direito da Criança e do Adolescente ou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social

A Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social preparou uma programação especial nesta campanha contra o trabalho infantil que começou na última quarta-feira, dia 12 de junho, e inclui Panfletagem no Alto Alegre, encontro na Praça Juarez Junior e no Centro, na Praça Mocinha Viana (os panfletos serão entregues nos pontos comerciais e nas escolas do referido bairro), na quinta-feira 13 de junho e na sexta, 14 de junho, Caminhada e passeio ciclístico no Bairro Edmundo Rodrigues, encontro no Colégio Modelo.