Helenira de Sousa Pinheiro

TITULAR DA SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, MEIO AMBIENTE E PESCA

BIOGRAFIA

Helenira de Sousa Pinheiro, nascida no ano de 1980, natural de Sobral-CE, agricultora, sindicalista e militante. Filha do agricultor e líder comunitário Raimundo Rodrigues Pinheiro (In Memoriam) e da agricultora Teresa de Sousa Pinheiro. Iniciou sua militância muito jovem participando das reuniões da delegacia sindical de base e da Igreja Católica por influência de seu pai. Em 1997, filiou-se ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Forquilha. Logo depois, passou a integrar a direção desse Sindicato, onde ocupou os cargos de suplente da Secretaria de Comunicação e Imprensa (97/2000), Secretária de Finanças e Administração (2000/2003), Coordenação de Mulheres Trabalhadoras Rurais (2003/2007/2011) e Secretaria de Formação e Organização Sindical (2011/2015). Em 2015, retornou à Secretaria de Mulheres Trabalhadoras Rurais, cargo que deve ocupar até 2019.

Desde 2005, passou a integrar também a direção da FETRAECE na suplência da Coordenação Regional de Mulheres Trabalhadoras Rurais. Em 2009, foi eleita Coordenadora Regional de Mulheres Trabalhadoras Rurais e reeleita em 2013 para o mesmo cargo. Em 2015, foi eleita para compor a direção Estadual da Central única dos Trabalhadores – CUT no cargo de Secretária de Organização e Política Sindical.

Atualmente, a convite do Prefeito Gerlásio Martins de Loiola, está assumindo o Cargo de Secretária Municipal de DESENVOLVIMENTO RURAL, MEIO AMBIENTE E PESCA do Município de Forquilha com a missão de promover a difusão de tecnologias agropecuárias, através de processos, produtos e serviços, visando o resgate da cidadania, num modelo de desenvolvimento sustentável.

TEL:

EMAIL: desenvolvimentorural@forquilha.ce.gov.br

Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *