Novo Cadúnico, novas conquistas em Forquilha

IMG_20130719_092243Desde que assumiu a Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social, a secretária Guida Prado, sempre deixou claro que um dos seus grandes objetivos seria o investimento no funcionamento adequado do Cadastro Único em nosso município, discurso ampliado pelo prefeito Gerlásio que não mede esforços para que este programa continue tirando pessoas da extrema linha de pobreza.

Entre  01 de janeiro a 30 de junho de 2013, períodos este que a Secretária de Ação Social e Trabalho, Margarida Prado, tomou posse da antiga, então chamada, Secretaria de Ação Social de Forquilha foi dado uma atenção toda especial ao Cadastro Único, com uma ênfase maior ao Programa Bolsa Família e a iniciativa de incluir o maior número de família no Cadastro Único e com esse intuito deu-se o início à Busca Ativa no Município.

Com o aumento do número de funcionários, o Cadastro Único passou de dois funcionários para seis, onde houve o aumento de quatro vezes o número de atendimentos passando a ter atendimento agendado e atendimento diário, sem a necessidade de agendamento, em caso de bloqueio de benefícios onde o beneficiário não pode esperar muito tempo, pois corre o risco de perder o beneficio. Passamos de uma média de 15 atendimentos, para uma média de 60 atendimentos, contando com Novos Cadastros, Atualizações (renovação), Averiguação e Desbloqueio de benefícios.

Durante esse semestre o Cadastro Único teve a inclusão de mais 720 pessoas nas bases de dados do Governo Federal o que significa uma média de 240 novos cadastros bimensalmente e a retirada dessas famílias da linha da extrema pobreza.

Forquilha até o início de 2013 contava com 4,348 pessoas cadastradas no Cadastro Único na ultima atualização do programa constatamos agora a presença de 5,068 famílias o que significa que a nossa Busca Ativa tem se mostrado proveitosa e acima de tudo tem tido resultado em tirar o máximo de forquilhenses da extrema pobreza.

Como principal objetivo de melhorar ainda mais essa Busca Ativa e o próprio atendimento ao público, a Secretária Margarida Prado e o Prefeito Gerlásio Loiola, em conjunto com toda sua equipe deram início à construção de um novo espaço para a nova Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social, que antes dividia espaço com a Secretaria de Saúde.

Agora a SETHAS tem uma área ampla, onde o Cadastro Único ganhou em muito, pois antes o município possuía apenas uma sala de menos de 16 metros quadrados e passamos para uma sala ampla e com espaço para o atendimento adequado.

Na nova sede do CADÚNICO, houve a organização imediata dos arquivos das família já cadastradas no programa para que assim, a coordenação do programa  possa ter um maior controle sobre cada cadastro e possibilitando a fiscalização das famílias.

Atendimentos Renovação, cadastramentos, averiguação e desbloqueios. 60 Atendimentos diários.
Novas pessoas no programa Média de 240 por bimestre 720 no semestre
Pessoas Cadastradas Passamos de 4,348 Para 5,068