PREFEITO GERLÁSIO É REELEITO PRESIDENTE DO COMDERES.

O prefeito municipal de Forquilha, Gerlásio Loiola, e os demais integrantes do Consórcio Municipal para Destinação Final de Resíduos Sólidos (Comderes). Reuniram-se em Assembleia Geral, na manhã desta quarta-feira, 18, na sala de eventos do Paço Municipal de Sobral, para encaminhamentos voltados ao Aterro Sanitário Regional.
Durante a assembleia, que foi presidida pelo Prefeito Gerlásio Loiola, os técnicos da Secretaria das Cidades do Ceará apresentaram as ações dispostas no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que visa fortalecer a gestão integrada de resíduos sólidos na Região.

O termo foi assinado no mês de setembro de 2016 pelos 14 municípios integrantes do Comderes.

Foram deliberadas ainda a composição do novo secretariado executivo; do contrato de ordens de despesa; da nova diretoria, composta pelo prefeito de Forquilha, Gerlásio Loiola, para presidente, e pelo prefeito de Frecheirinha, Carleone Júnior, para vice-presidente. Além disso, a equipe da Secretaria das Cidades apresentou o trabalho que será realizado na Central de Tratamento de Resíduos (CTR) em Sobral. A Central de Tratamento de Resíduos tem como objetivo substituir os lixões e proporcionar o gerenciamento de diversos tipos de resíduos, reduzindo a poluição e os impactos ambientais e sociais. Em seu projeto original, a CTR será dividida em quatro partes. A primeira delas constitui-se de uma central de compostagem, que transforma o lixo orgânico em adubo. O segundo módulo está destinado ao tratamento de resíduos da construção civil. Na Central também haverá espaço para o tratamento de poda de árvores e finalmente, um aterro sanitário.

A CTR será construída em Sobral, em uma área total de 114,18 hectares. O empreendimento será financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com investimento aproximado de R$25 milhões.