Prefeito Gerlásio participa da inauguração da Casa do Pescador de Forquilha

DSC02927A Associação Comunitária São Pedro dos Pescadores de Forquilha em parceria com a Prefeitura Municipal de Forquilha, através da Secretaria da Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, inaugurou a Casa do Pescador na última sexta-feira dia 02 de julho com a presença do Prefeito Gerlásio Loiola e do Vice-Prefeito Régis Prado.

O Objetivo da Associação é levantar a cadeia produtiva da psicultura em nosso município, segundo o presidente da Associação, Irineu Fonseca, cerca de 450 famílias serão beneficiadas de forma direta ou indireta.

Hoje a associação está com projeto São José III esperando mais uma grande parceria na unidade produtiva de alevinos com a dra. Inês Nobre do DNOCS da cidade de Pentecoste, a Associação também visa uma parceria com a Secretaria de Pesca do estado para fazer ainda neste mês o peixamento dos açudes de Forquilha. Estamos esperando o projeto de R$ 2.460,000,00 do Ministério da Pesca e Aquicultura para desenvolver mais de 60 ha de área em aquicultura, estamos começando a desenvolver com a comunidade da fazenda conceição um cria tório de camarão, afirma o presidente da Associação Irineu Fonseca, que ainda falou sobre os planos futuro para a Associação, como uma grande parceria com a fundação banco do brasil para um telecentro com 10 computadores e uma parceria com a empresa del rio de sobral para atividades na cadeia da piscicultura local. O presidente ainda falou que está solicitando via mec (Ministério da Educação) a escola do pescador artesanal e ainda prevê o agendamento de curso de piscicultura com o DNOCS, Secretária de Pesca e Aquicultura e o Ministério da Pesca e Aquicultura.

Em seu discurso, o Prefeito Gerlásio se colocou à disposição para ajudar no que preciso for a Associação e a Casa do Pescador, ele entende que essa é mais uma conquista para o povo forquilhense melhorar sua renda e consequentemente a sua qualidade de vida, garantiu ainda que vai realizar um mutirão para uma reforma na sede da Associação.

Além do Prefeito e Vice-Prefeito, estiveram presentes ao evento os Secretarios Jose ilario, Amaury Gomes, Josias Araújo, Janilson Vasconcelos, os Vereadores Glaia, Antonio do sindicato, Roque filho e Peinha, Francisco Jader, gerente regional da Ematerce, O Senhor Quinca, diretor do DNOCS de Forquilha, Zé Carlos da Secretaria de Pesca e Aquicultura do Estado do Ceará, Janeide Coelho, assessora do Território da cidadania de Sobral, além dos pescadores de nosso município.

Conversando com alguns dos pescadores presentes, podemos perceber a esperança no olhar de cada um, eles acreditam que este é o renascimento da piscicultura de nossa cidade.