Videos
Convite - Semana do Meio Ambiente

Convite - Semana do Meio ...
A Prefeitura de Forquilha, Através da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Pesca con...
Prefeitura de Forquilha Lança o projeto Academia do Povo

Prefeitura de Forquilha L...
Na última sexta-feira (12), a prefeitura Municipal de Forquilha através da Secretaria da Saúde, lanç...
PREFEITO GERLÁSIO LOIOLA EMPOSSA MAIS 20 CONCURSADOS

PREFEITO GERLÁSIO LOIOLA ...
O prefeitura Gerlásio Loiola, deu posse nesta quinta-feira (04) a mais 20 classificados que fizeram ...
PREFEITO GERLÁSIO LOIOLA E VICE RÉGIS PRADO INAUGURA NOVA ARENA BALNEÁRIO

PREFEITO GERLÁSIO LOIOLA ...
O prefeito Gerlásio Loiola e o Vice-prefeito Régis Prado entregaram neste sábado (18/03), às 19h, a ...
Blitz da Saúde na Folia

Blitz da Saúde na Folia
A secretaria da sáude de Forquilha realiza nesta sexta-feira (24) ás 17h30m, a Blitz da Saúde na Fol...
Novidades

Prefeitura realiza 1ª Conferência Municipal de Saúde das Mulheres

Publicado por Fabiano Rodrigues em 13/06/2017 -

A Prefeitura de Forquilha, por intermédio da Secretaria da Saúde, realizou nesta terça-feira (13) a 1ª Conferência Municipal da Saúde das Mulheres. O evento aconteceu no auditório da Secretaria de Educação e contou com as presenças da Secretaria da Saúde Joelma Pessoa, a Secretária Adjunta,  Ana Maria, Secretária Municipal de Governo, Guida Prado, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Natalino Gomes, Coordenadora da Atenção Básica, Silvia Andréia Frota, vereadores, funcionários do município e profissionais da saúde.

A Conferência debateu a Política para as Mulheres e teve como objetivo analisar a situação atual e estabelecer diretrizes, ou seja, indicar caminhos para atingir desejos e necessidades expressas pela população. Na oportunidade, o público acompanhou a Palestra ministrada por Palestrante Robstênia Sousa, com analises amplamente para otimizar o atendimento à mulher, na área da saúde, e demais temas foram debatidos na conferência.

Durante a Conferência foram montados grupos de debates que elaboraram propostas de ações na Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres e as Políticas Públicas para Mulheres e Participação Social.
De acordo com a secretária de Saúde, Joelma Pessoa, foi um passo muito importante para o município. “Na Conferência diversos temas foram colocados em debate nos grupos”, disse a Secretária.

Em maio deste ano o Conselho nacional de Saúde convocou a Conferência nacional de Saúde das  Mulheres com o objetivo de propor diretrizes para a política nacional de Atenção Integral à saúde das Mulheres.

A 1ª Conferência nacional de Saúde e Direitos da mulher aconteceu em 1986 e após 30 anos retoma as discussões e reúne as, mulheres para pensar a política nacional de saúde.  A Conferência Nacional deste ano contempla as políticas de equidade:  da população negra ( no combate ao racismo, desigualdade étcnico-raciais e racismo Institucional), da população LGBT ( no combate a discriminação por orientação sexual e indenidade de gênero/preconceito e estigma social), da população em situação de rua ( com reconhecimento dessas pessoas como cidadãos de direitos), da população do campo, da floresta e das águas ( por conta da redução de riscos decorrentes dos processos de trabalho e das tecnologias agrícolas).

 

A expectativa é que seja a efetivação do controle social no SUS para a saúde das mulheres. Como parte dos requisitos para a conferência Nacional, A cidade participa no momento da Etapa Municipal, cuja convocação foi legitimada pela resolução 05/2017 do Conselho Municipal de Saúde de Forquilha.

DCIM103MEDIA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *