secretaria-financas-municipio-forquilhaA Secretaria de Finanças do Município de Forquilha trabalha de forma integrada com todos os entes municipais, dada a sua importância estratégica e de gestão.

Entre suas principais atribuições estão as de administrar, fiscalizar e arrecadar os tributos municipais (ISS, IPTU, ITBI, TFE, TFA, TRSS e Cosip).

Administrar as dívidas públicas internas e externas do município, realizar estudos e pesquisas para acompanhamento da conjuntura econômica e fixação de preços públicos, celebrar convênios com órgãos federais, estaduais e de outros municípios que objetivem o aprimoramento da fiscalização tributária e a melhoria da arrecadação.

Criar modelos de desenvolvimento econômico para a cidade, desenvolver programas de incentivos fiscais e projetos de parcerias público-privadas.

O órgão tem ainda a atribuição de contabilizar as contas do município, arrecadar, guardar e aplicar os recursos financeiros e exercer o controle interno das entidades da Administração Municipal Direta e Indireta, quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação das subvenções e renúncia de receitas.