Secretaria da Saúde intensifica combate ao mosquito Aedes aegypti

No período de chuvas, a população precisa ficar ainda mais atenta para evitar criadouros do mosquito Aedes aegypti, em decorrência da elevação dos focos por conta da água parada.

A maneira mais firme para prevenir a proliferação e combatê-lo desde o processo de reprodução. Por isso toda sexta-feria é dia de mutirão, A secretaria da saúde iniciou as visitas domiciliares nesta sexta-feria dia 10, em três bairros do município, ruas:Mocinha Viana,Raimundo Nonato e 1° de Maio.
Equipes formadas por agentes de endemias, agentes de saúde, percorreram por bairros da cidade, “É muito importante que a população abra as portas de suas casas, receba a equipe de agentes e redobre os cuidados, na próxima sexta estaremos em outras três ruas e o objetivo e que agente visite todas ruas do município com os mutirões ”, explicou Joelma Pessoa, Secretária da Saúde.

As visitas domiciliares são essenciais para o combate ao mosquito. As entrada nas residencias além de orientar a população, tem como finalidade prevenir os moradores, as ações imediata são telamento de caixas d’água, limpeza de ruas e terrenos baldios além de outras ações. No contato constante com a população, os agentes de saúde desenvolvem ações com os moradores, relativas aos cuidados permanentes para evitar depósitos de água nas residências.

A dona de casa Raimunda já teve dengue e sabe bem dos cuidados que precisa ter para evitar a proliferação do Aedes. “Na minha casa eu tenho muito cuidado,não deixo vasilhas acumular água,Sei da importância da entrada do agente na minha casa para combater possíveis criadouros e a atenção não pode cessar, esse trabalho preventivo é maravilhoso”, disse a moradora.

A prefeitura municipal de Forquilha através da secretaria da saúde, criou o Disk Dengue através do aplicativo do whatsapp (88)9.9450.03.13, faça sua parte ligue,envie fotos e vídeos de terrenos baldios, e possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, Prefeitura Municipal de Forquilha, Combater o mosquito é um dever meu, seu e de todos._DSC0038 - Cópia _DSC0045 _DSC0049 _DSC0051 _DSC0065 _DSC0068 _DSC0072 - Cópia _DSC0079 _DSC0091